Adesivos estruturais LOCTITE

A primeira caravana totalmente unida do mundo é mais resistente, mais leve e mais estanque.

A Henkel e a Elddis colaboram no desenvolvimento de um processo pioneiro

A empresa britânica de caravanas Elddis mudou radicalmente os seus métodos de fabrico, preferindo a adesão aos métodos mecânicos. Foram dispensados 800 parafusos para construir os chassis e os vedantes de butila para impedir a entrada de água, e foram utilizados adesivos para a adesão estrutural e do interior. O resultado é revolucionário, criou uma estrutura que é mais forte, mais leve e tem maior estanqueidade que as anteriores.


Aligeiramento do peso e muitas outras vantagens

Há anos que a Elddis investiga a forma de reduzir o peso das suas caravanas. Uma redução significativa permitiria aos utilizadores usar carros mais leves para rebocar caravanas e adicionar acessórios, sem exceder os limites de peso. Outro objetivo era eliminar qualquer buraco por onde a água pudesse entrar, outro pesadelo das montagens aparafusadas. Mas a Elddis também pretendia muito mais do que aligeirar o peso e selar as montagens. O seu objetivo era projetar produtos de qualquer tamanho ou forma, sem imposições do método utilizado para a sua realização.

Tentaram com vários compósitos para reduzir o peso das caravanas, mas depois perceberam que não eram compatíveis com os métodos tradicionais de construção de carros. Assim, a opção de continuar a usar os materiais habituais, mas colocá-los juntos com adesivos, foi escolhida como a mais favorável. A experiência da Henkel em adesão estrutural, na indústria da aviação e na fabricação de automóveis, confirmou a viabilidade deste método e na Elddis estavam prontos para aplicá-la nos seus produtos. Rapidamente foi estabelecida uma forte relação de trabalho entre as duas empresas e, juntos, partiram numa viagem de três anos para criar a primeira caravana do mundo totalmente unida com adesivos.




"Vedação de costuras" com adesivos

LOCTITE UK 1366 B10 é recomendado para a sua capacidade de fornecer a elasticidade necessária para suportar as vibrações causadas pelo tráfego em estradas com irregularidades. Os paineis da caravana foram unidos inicialmente com LOCTITE UK 1366 B10 e os ensaios exaustivos provaram a sua resistência. Em seguida, fez-se uma chaveta em todas as superfícies de união, aumentando a área de adesão em 63%.
A caravana resultante era 10 vezes mais resistente que a original. Os painéis frágeis tornaram-se agora componentes estruturais resistentes e muitas das estruturas de madeira que serviam de suporte já não são necessárias, de modo que o peso é ainda mais reduzido.



Teste das 27.000 milhas (43.452 km)

O próximo passo foi testar esta nova caravana completamente unida com adesivos no centro de testes Ford em Lommel (Bélgica). A caravana, completamente carregada, percorreu 43.452 km, cumprindo facilmente os requisitos da homologação BS EN1645 Parte 1, o principal padrão para a construção de caravanas.
Também foi submetida a testes que simulavam as pluviosidades anuais e a temperaturas extremas que variavam de -40ºC a +50ºC. Apesar de ter sido constatado que a água não tinha entrado, os engenheiros da Elddis desmantelaram o chassis para confirmar que todos os elementos estavam secos e não havia nenhuma falha nas juntas. Considerando os resultados destes testes, a Elddis pode introduzir, na sua garantia de 10 anos, o chassis da caravana.

Os técnicos da Henkel oferecem a cada cliente soluções personalizadas para as suas necessidades de adesão estrutural. Contacte-nos. Teremos todo o prazer em ajudar!

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